Ancestralidade & Sabedoria

Projeto Imbondeiro

Imbondeiro ou embondeiro, é o nome comum de várias espécies de árvores do gênero Adansonia. Um gênero de plantas com flor que agrupa as espécies de árvores das regiões tropicais áridas e semiáridas, também conhecidas como baobá ou calabaceiras.

O nome Adansonia digitata, é uma homenagem a Michel Adason (1727 – 1806), naturalista e explorador francês, que descreveu essa espécie de planta africana, rica em significados, pois ocorre em regiões sazonalmente e são decíduas, deixando cair suas folhas durante a estação seca, destacando-se pela capacidade de armazenamento de água, nos tecidos dos troncos, podendo chegar a 100, 200 litros! uma reserva hídrica, que permite a sobrevivência de muitos em áreas secas. Um tronco do imbondeiro pode ser abraçado por cerca de 50 pessoas!

O imbondeiro é uma das mais imponentes e simbólicas árvores de Angola, representando a ancestralidade e memória de uma comunidade, onde as raízes representam a ancestralidade e memória, o tronco as crianças e os jovens em crescimento. Quanta riqueza… a filosofia africana.

Ter no Conexão Mulher Internacional, esse Projeto de Ancestralidade & Sabedoria, nos conecta com a ancestralidade, traz possibilidades e movimenta saberes, para Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08 que urge conectar o Brasil com sua história e missão no PLANETA.

A educação transformando realidades, trazendo a história como ela é, ouvindo os Griots, possibilitando o resgate e respeito a quem estava aqui antes de nós!

O Projeto Imbondeiro tem a ousadia de trazer as Vozes do Quilombo, Trançar ideias, e convidar a todos os Griots do século XXI, a resgatarem o papel de ser o guardião dessa oralidade no RETORNO À ÁFRICA,
beber, comer, viver, pisar no chão do BERÇO da humanidade, conversando, trocando ideias e entendendo a história que os livros não registraram, e que muitas vezes silenciadas trouxeram equívocos e conflitos de informações, resultando num apagamento cultural!

Fazer parte dessa conexo ancestral é conhecer a si mesmo!

Márcia Pena & Alexandra de La Torre